Publicado por: geohistoriadateresa | março 21, 2010

Introdução à História

                                                      HISTÓRIA

INTRODUÇÃO

Para que serve estudar história? A História é uma ciência que estuda o passado para entender o presente. Por exemplo: sabemos que o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil no ano de 1500. Agora pense, por que ele saiu de Portugal? O que a chegada dele aqui mudou na vida dos habitantes? Como é que essas perguntas nos ajudam a entender nosso mundo atual? Analisando essas questões, podemos compreender o mundo atual. Estudando História, nós percebemos o que foi feito de errado e injusto no Brasil e no mundo, aí podemos pensar numa maneira diferente, de rejeitar o que foi ruim e transformar as coisas para melhor.

preservar toda e qualquer cultura

Nós somos seres sociais: isso quer dizer que nenhum de nós vive sozinho, dependemos do outro, até de pessoas que nem sonhamos conhecer. Nossa vida depende da atividade de milhares de outras pessoas. O que temos em comum com as pessoas que cruzamos na rua? Bom, primeiro somos todos brasileiros, falamos a mesma língua, obedecemos às mesmas leis. Tudo o que pensamos, gostamos e fazemos depende da sociedade em que vivemos. A moda, por exemplo, é um bom exemplo da vida em sociedade. Será coincidência nos vestirmos de forma tão parecida? O Brasil também não é um país solitário, está em contato com outros países. As mudanças que acontecem em outras partes do mundo podem afetar o Brasil. Como isso acontece? Quais as conseqüências?

A cultura e a natureza: Na nossa vida algumas coisas são impostas pela natureza, outras podemos escolher. Por exemplo, as aves podem voar, nós não possuímos asas. Nossa natureza nos impõe a necessidade de beber água, sem ela não sobrevivemos. Mas somos livres para escolher se bebemos água, suco ou refrigerante.

O ser humano é livre porque é capaz de fazer projetos, de construir coisas de acordo com a sua imaginação. Pode até superar limitações impostas pela natureza (voar de avião). Tudo o que o ser humano produz faz parte da cultura. Tudo o que existe e não foi criado pelo homem faz parte da natureza. A natureza é o reino da necessidade, o reino da cultura é a liberdade.

A Cultura e a Humanidade: Responda: qual a diferenças ente um ser humano e um animal? Existem várias respostas, mas uma delas pode ser explicada pelos conceitos de natureza e humanidade. Nós, seres humanos, fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, temos filhos, envelhecemos. Assim como os bichos. Os animais comem, mas nós podemos plantar e fazer nosso alimento. Os animais procriam, mas os seres humanos buscam carinho, compreensão, o sentimento. Um cachorro inglês late diferente de um brasileiro? Claro que não. Nós, no entanto, podemos aprender outras línguas. Ao contrário dos animais, nós estamos sempre aprendendo, ou seja, a sociedade faz parte do reino da cultura. E, existem diversas formas de organização da sociedade.

               

Cultura e História: Os animais vivem da mesma maneira há milhares de anos, já a humanidade passou por diversas modificações, na suas moradias, no seu modo de vestir, suas invenções. Todas essas transformações é que nos permitem ter uma história. A ciência da História estuda as transformações das sociedades ao longo do tempo. Os historiadores estão interessados em fatos que modificaram a vida de muitas pessoas, que alteram a vida de toda uma sociedade.

As faces da sociedade: para conhecer uma pessoa você a observa, suas roupas, seu modo de falar, suas idéias, atitudes e personalidade. Para muitos historiadores, existem três aspectos fundamentais em uma sociedade: a economia, as idéias sociais e o poder político.

A economia: o aspecto econômico tem a ver com o trabalho e a produção de bens para a sobrevivência da sociedade. O historiador pode estudar como era a produção de bens no século XVll e perguntar o que é que se plantava? De que modo se plantava? Qual o tamanho das propriedades? Qual era o tipo de trabalho, livre ou escravo? A história econômica se preocupa com as transformações que aconteceram na agricultura, na indústria, na criação de animais, no tipo de trabalho, no comércio, no desenvolvimento da tecnologia. O historiador pode investigar a relação entre a escravidão no Brasil e a existência de favelas hoje.

As idéias sociais: as idéias sociais são importantes porque, afinal de contas, vivemos como pensamos. Responda essas questões: é justo condenar um inocente? A casa da esquina é bonita? Será que ele está falando a verdade quando diz que pescou um peixão? Vocês vão responder baseados nas idéias que têm sobre o que é justo ou não, o que é bonito ou não, o que é verdadeiro ou não. Mas, os historiadores não estão interessados nas idéias de uma pessoa, mas nas idéias que influenciam uma grande parte da sociedade. Por exemplo, na época da escravidão no Brasil. Quais eram os grupos sociais a favor da abolição? Quem era contra? Como surgiram as idéias abolicionistas? Como elas se espalharam na sociedade? E a religião? Como se desenvolveu? E as idéias políticas? Mas, vocês sabem, não existe unanimidade. Nem todos pensam da mesma maneira. Um dos objetivos dos historiadores é explicar essas diferenças de opinião. Em quais outros fatos vocês podem pensar?

A política: quando falamos de poder estamos falando de política. O historiador está pesquisando política quando faz perguntas como: qual classe social tinha o poder? Quem mandava e quem obedecia? As leis favoreciam alguma classe social? Havia um grupo que mandava mais do que o outro?  Em muitas sociedades a forma mais organizada de poder político é o Estado. Todos nós somos governados por algumas pessoas. Essas pessoas e seus auxiliares fazem parte de uma organização social chamada Estado. Quem faz parte do Estado? A polícia, os juízes, os funcionários públicos, os reis e presidentes, os deputados, os militares, etc. É o Estado que faz as leis e o dinheiro, que cobra impostos, que bota gente na cadeia. Faz obras públicas, constroem pontes, hospitais, escolas. Existiram e existem sociedades onde o Estado é dono de terras, de fábricas, indústrias. Ao longo da história já existiram diferentes tipos de Estado. Os historiadores podem perguntar então: sempre existiu Estado? Como ele era organizado em determinada sociedade? Como ele surgiu? Quem se opunha ao Estado? Por que um Estado declara guerra a outro? Cada aspecto da sociedade está relacionado a outro. Uma modificação econômica pode influenciar uma mudança política.

As classes sociais e os conflitos: para compreender os conflitos sociais os historiadores utilizam o conceito de classe social. Por exemplo: uma greve seria um conflito entre duas classes sociais: a dos operários e a dos patrões.

Pensar criticamente: pensar criticamente é não aceitar tudo o que já esteja totalmente explicado. É saber que o conhecimento é incompleto, porque ninguém sabe tudo. É questionar nossos próprios conhecimentos, é procurar o motivo para todas as coisas, é rejeitar as idéias sem explicação.

Fontes históricas: Como os historiadores sabem das coisas? Primeiro eles buscam as fontes escritas, lêem e interpretam esses escritos. Existem vários tipos de documentos escritos: livros, documentos oficiais como certidões de nascimento, testamentos, títulos de propriedade, lista de compras de uma família, mapas, jornais, etc. outras fontes são pinturas, arquitetura, filmes, música, brinquedos, armas, ferramentas, tecidos, etc. Outra forma de fonte são as fontes orais: histórias que passam de pai para filho, entrevista com pessoas que vivenciaram determinados fatos.

 zigurate      documento escrito

Múltiplas interpretações: depois que o historiador juntou todas as informações ele vai organizá-las e analisá-las. É comum que dois ou mais historiadores discordem na hora de interpretar os fatos. O mesmo fato histórico pode ter mais de uma interpretação, isto não quer dizer que uma esteja certa e a outra errada. A interpretação depende do que o historiador acha importante. Por isso, devemos questionar o que escutamos e estudamos. Ter dúvidas não é sinal de fraqueza, mas de inteligência.

Por isso, vamos estudar, tirar dúvidas e questionar durante as nossas aulas.  É assim que aprendemos!

                                               EXERCÍCIOS SOBRE A INTRODUÇÃO

1)     Para que serve estudar história? Dê um exemplo de um fato que você gostaria de compreender hoje. Exemplo: por que usamos jeans? Como surgiu a tatuagem?

2)    Por que dizemos que somos seres sociais?

3)    Dê exemplo de pessoas das quais você depende, mas não conhece.

4)    Desenhe ou cole gravuras de elementos do reino da natureza e do reino da cultura.

5)    Quais os aspectos fundamentais da sociedade? Ilustre.

6)    Procure saber o que são classes sociais.

7)    Para você, por que acontecem os conflitos sociais?

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

About these ads

Responses

  1. prof eu adorei o blog.que bom agora é so pegar as respoostas da prova kkkk prof parabens pelo blog e nao esqueça de ele é muito legal e interessante

    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  2. Adorei o blog!!!Hiper fófis!Agora ñ tem jeito de falar que ñ tem a matéria……………………………………………Um A-M-O-R!

  3. eu adooorei agora nao tem jeito de falar q nao estudou pra prova
    as materias estao todas aki se bobear ate as respostas !

  4. ADOREI O SITE E GOSTEI MUITO DAS INFORMACOES BEIJOS

  5. ADOREI O SITE BEIJOS

    • oi Ayrton, primeiro comentário de 2011! legal, que bom que você gostou, aproveite, beijos, Teresa

  6. manero

  7. prof amei o blog, ta facil te estudar agora!!!!!
    bjss ;)

  8. prof amei vo entra muitas vezes!!!!
    bjs; )!!!!

  9. ;)

  10. Teresa,se cada grão de areia podesse expressar o meu amor por vc um deserto não seria o suficiente para conta-la. sorria mesmo que seu sorriso seja triste,mais triste que um sorriso são as lágrimas de não poder sorrir.Sorria pois o maior homem do mundo morreu de braços por nós.viva a vida não deixe a vida de viver. adorei o seu blog, continue assim.

  11. profesora eu amei o seu blog e eu vou aprender muito com ele beijos joao

  12. Teresaaa adorei seu blog agora ficou mais facil ver as materiass!

    Bjaoo

  13. professora adorei o blog tem muitas informaçoes !

    bjssssssssss!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: